Sindicatos no IFSP

05/02/2018 17:03

Atualmente, estamos assistindo a um verdadeiro ataque ao movimento sindical no Brasil, e não é diferente na nossa instituição (IFSP).

Quase todo dia, em diferentes plataformas, leio alguma crítica sobre os sindicatos que representam os trabalhadores do IFSP (SINASEFE e PROIFES).

As razões dessas críticas, dentro do IFSP, são bem simples e partem de dois grupos de servidores distintos. O primeiro grupo é formado por servidores que nunca atuaram no movimento sindical. Esses servidores acham que os dirigentes sindicais são deuses. Então os servidores desse grupo esperam que os dirigentes sindicais operem milagres, por exemplo: acham que os dirigentes sindicais têm obrigação de conseguir um aumento com o Governo Temer por meio de negociação. Como as graças não são alcançadas, os servidores ficam revoltados com o Sindicato. É uma verdadeira piada!

O segundo grupo de críticos dos sindicatos é formado por servidores ligados aos gestores do IFSP. A razão das críticas é que, hoje, os nossos sindicatos são independentes dos nossos gestores, assim não há mais aquela relação simbiótica que tanto mal fez nos últimos anos. Em 11 anos que estou no IFSP, reconheço que é a melhor diretoria que o SINASEFE já teve.

Para finalizar, deixo aqui meus parabéns aos atuais dirigentes do SINAFESE e do PROIFES (ADUFSCar) pelo excelente trabalho. Não é fácil fazer o que vocês têm feito neste momento tão crítico para os servidores públicos.

Voltar