Sorocaba: IFSP quer expandir a atuação na cidade

25/06/2017 16:59

Por Daniela Jacinto do Cruzeiro do Sul

Com a proposta de realizar um processo seletivo diferente, em que o interessado não precisa passar por uma prova e sim se submeter apenas à análise de histórico escolar, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sorocaba, pretende ser mais acessível a quem deseja estudar. Conforme o professor Denilson de Camargo Mirim, diretor geral do IFSP, a cidade tem dois cursos técnicos gratuitos e também cursos de extensão, mas a ideia é expandir a atuação e trazer novos cursos para 2018.

Já estão em processo de aprovação para iniciar na cidade um curso de Mecatrônica e dois técnicos integrados, que é quando o aluno pode fazer o ensino médio e o técnico, em período integral. “Além disso, pretendemos trazer um curso superior em Recursos Humanos e um Proeja, que é voltado a jovens e adulos, mas profissionalizante”, afirma Denilson.

O IFSP tem um plano de desenvolvimento institucional para verificar a demanda de cursos em Sorocaba e entre 2019 e 2022 pode ser que o município conte com licenciaturas e aulas nas áreas de manutenção de aeronaves e de ferrovia. “A ideia é tornar o espaço um complexo educacional. Temos autonomia para a criação dos cursos que quisermos, e todos gratuitos”, acrescenta o diretor.

Denilson explica que o IFSP disponibiliza um programa de permanência para o aluno de baixa renda continuar os estudos. “Temos quatro modalidades de auxílio”, comenta.

O IFSP já tem parceria com a Prefeitura de Sorocaba por meio da qual oferta nove cursos de formação inicial e continuada (FICs) de curta duração na Uniten, atendendo em torno de 300 alunos, além de um curso de Libras para docentes, que atende 50 professores na escola Getúlio Vargas. “Isso faz parte da nossa extensão”, diz. Além do ensino e da extensão, o IFSP também atua na área da pesquisa, e em breve deve render projetos para o desenvolvimento regional.

Prédio do Maylasky

O diretor geral do IFSP também falou sobre a questão envolvendo o interesse da Prefeitura em ceder o prédio da Escola Municipal Matheus Maylasky para uso do IFSP, o que tem gerado manifestações contrárias de alunos e familiares.

Denilson lembra que foi em 2013 que a Prefeitura de Sorocaba abriu mão da concessão de uso, por parte da União, de três prédios situados no terreno onde também está o Maylasky, em favor do IFSP, visando a implantação do instituto. “Esses prédios já seriam o suficiente, mas desde que a gente reformasse. Mas nesse momento de crise pelo qual o País está passando, não tem verba. O que existe é uma possibilidade de uso compartilhado do prédio, em que o Maylasky funcionaria durante o dia e o IFSP à noite”, afirma. Ainda conforme Denilson, o IFSP está tentando buscar recursos para a reforma dos outros prédios em anexo.

A cessão de uso do Maylasky pela Prefeitura é até 2026, lembra Denilson. “Foi concedido por 30 anos, mas pode ter renovação. Tudo vai depender dos interesses da União, que pode querer passar para o IFSP”, diz. Denilson afirma que tudo ainda está em negociação com a Prefeitura. “O que posso dizer é que estamos solicitando um espaço para as nossas atividades em Sorocaba e a Prefeitura tinha pensado nesse prédio do Maylasky. Tudo o que estamos falando são planos para 2018. Na última reunião, o prefeito quis saber qual é a proposta do IFSP para Sorocaba e iremos apresentar”.

Atualmente o IFSP está chegando à marca de 400 alunos. “Nossa proposta é que no máximo até 2019, 2020, a gente chegue a 1.200 alunos. O IFSP não é só uma escola, é uma política educacional que engloba permanência estudantil. Nosso desempenho é muito próximo da Coreia do Sul, um dos países que tem o ensino técnico mais avançado do mundo, então nosso projeto para Sorocaba é grandioso”, diz.

Inscrições

O IFSP câmpus Sorocaba recebe até este domingo (25) as inscrições para cursos técnicos gratuitos. São 160 vagas para Eletroeletrônica (80) e Administração (80), na modalidade de curso técnico concomitante ou subsequente, ou seja, o estudante deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio ou ter concluído. Não há cobrança de taxa. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ifsp.edu.br/processoseletivo. O câmpus Sorocaba do IFSP fica na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, ao lado do Extra, no Jardim Santa Rosália. Mais informações: cps.sor@ifsp.edu.br ou pelo telefone (15) 3321-0010.

Voltar