Hortolândia: Prefeitura e IFSP ampliarão parcerias

06/07/2017 15:54

De Portal Novidade

A Prefeitura de Hortolândia e o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) pretendem ampliar a parceria. O acordo de mútua cooperação, que pode render frutos como o desenvolvimento socioeconômico da cidade e uma melhor capacitação de mão de obra local, foi acertado em reunião do prefeito Angelo Perugini com o reitor da instituição, Prof. Eduardo Antonio Modena, realizada no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, na tarde da última segunda-feira (03/07). Também participaram do encontro o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto; o assessor de gabinete do reitor, Newton Lima Neto; e o diretorgeral do campus Hortolândia do IFSP, Prof. Edgar Noda.

Atualmente, pelo menos cinco secretarias municipais desenvolvem ações e projetos com o Instituto Federal: Educação, Ciência e Tecnologia; Inclusão e Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Econômico e Turismo e Cultura, Esporte e Lazer. A proposta é que o prefeito atue como uma espécie de embaixador do Instituto Federal junto ao arranjo produtivo local, aproximando a instituição das empresas instaladas no município, a fim de que novas parcerias possam surgir daí. Em contrapartida, o IFSP disponibilizariauma rede de ensino com mais 30 unidades no Estado de São Paulo e a expertise do seu corpo docente para participar de futuros projetos de interesse local.

Segundo Noda, deste modo, além dos cursos técnicos e superiores que já oferece, o IFSP também poderia atuar de outras formas: ministrar capacitações a segmentos empresariais e sociais interessados, realizarprojetos de inovação tecnológica e desenvolverpesquisas aplicadas em quaisquer áreas de atuação do Instituto. Embora em Hortolândia o foco sejam os cursos de Informática, Eletroeletrônica e Mecânica, caso necessário, docentes de outros campi poderiam participar de projetosvoltados a outras áreas, como em química, por exemplo.

Além da proposta de chancela para o projeto de atuação na cidade, o IFSP solicitou à Administração algumas benfeitorias no campus local: o fornecimento de cerca de 300 refeições/dia para os alunos do curso técnico integrado e alterações no acesso à instituição para ampliar a segurança viária.

Parceria

Para se instalar em Hortolândia, em 2011, o Instituto Federal contou com o apoio da Prefeitura, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), desde o início da implantação do campus. A Administração doou o terreno para a construção do Instituto. Antes da construção do novo prédio, a unidade funcionou provisoriamente no CPFE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”), no Remanso Campineiro. A Prefeitura cedeu salas no prédio para que o IFSP pudesse dar início às aulas do curso técnico em informática.

Voltar