Escolha da Minuta sobre as Atividades dos Docentes do IFSP: uma análise

21/08/2014 10:56

Está sendo realizada, até o dia 25.08, uma consulta para a escolha da minuta de regulamentação das atividades dos docentes do IFSP. Essa consulta consiste em se escolher entre duas propostas: A ou B. Uma consulta, nesse formato plebiscitário, é um bom instrumento democrático. Porém, isoladamente, pode não ter muito significado.

Há poucos dias foi realizada uma consulta sobre a parceria entre o IFSP e a Secretaria do Estado da Educação e sobre estruturação dos cursos Técnicos Integrados. Eu não vi nenhum comentário sobre essa consulta no grupo IFSP_Interior, principal fórum de discussão do IFSP.

A consulta é um bom instrumento, mas precisa, anteriormente, haver debate. É necessário sensibilizar a comunidade. No mínimo, distribuir material de referência: relatórios, dados primários, alguns textos base. Sem isso uma consulta fica sem... sentido!

Apesar de alguns servidores (principalmente do núcleo de Campinas: Eberval, Pedro Fantinatti e Nilton) considerarem a consulta atual um “marco histórico para os processos de decisão”, em minha opinião, ela parece a “democracia de escolha de bebidas em avião”: - Senhor, qual sua escolha de bebida: Coca-cola normal ou light, com gelo ou sem gelo?

Apesar de ser citado pelo Nilton (Campinas) um esforço heroico dos integrantes da comissão que “viajaram longas distâncias, passando horas em reuniões longe de suas famílias”, a consulta de hoje resume-se em: escolher A ou B que passará por revisão textual.

O que será essa revisão textual? Quanto do texto poderá ser alterado? Eu lembro que há pouco dias o Eberval (Campinas) disse que seria publicada uma errata. Foi publicada?

Portanto eu acredito que, no momento, considerando uma boa “revisão textual”, a escolha é basicamente: A) um modelo de controle das atividades dos docentes por meio projetos e relatórios – semelhante ao atual da Resolução 270; b) um modelo de controle das atividades dos docentes por um sistema de pontuação com a apresentação de documentação comprobatória (exige maior controle documental).

Qual o debate que houve com a comunidade sobre as diferenças entre esses dois modelos? A comissão do Campus São Paulo, por exemplo, elaborou dois pareceres referentes às duas propostas . Isso não deveria ser divulgado? Outras comissões fizeram essas análises? Foram divulgadas para a comunidade?

Pelos elogios e pela importância que está sendo dada a está consulta, eu tenho a impressão que alguns membros da Comissão Central acham que estão no final do processo. Para mim, a escolha do modelo de controle das atividades dos docentes (Projeto ou Pontos) é apenas o início.

A principal discussão, ainda a ser feita, é como fazer ensino, pesquisa e extensão, com condições dignas de trabalho para os docentes do IFSP.

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