Eleições no IFSP: Discussões Importantes

19/05/2014 16:32

A vitória do Reitor Modena representou, sem dúvida, um respeito à vontade da maioria de nossa comunidade do IFSP que ansiava por mudança. E foi a primeira eleição do dirigente máximo de nossa instituição após a lei de criação dos Institutos Federais (Lei n°. 11.892 de 29.12.2008). Na audiência do PDI, realizada 12.11.13, eu solicitei a comissão responsável que incluísse esse importante fato no histórico da instituição.

Como dizem: a eleição é a “festa da democracia”, porém não podemos esquecer que para realizar essa “festa” é preciso muito trabalho!

Após as eleições de 2012, eu fiz uma proposta, aprovada em Assembleia do SINASEFE, de criação de uma comissão para se estabelecer um Código de Ética Eleitoral, pois acredito que a comunidade do IFSP precisa discutir vários temas que foram alvos de diversas críticas nas eleições 2012.

Cito como exemplo algumas questões importantes de serem estabelecidas em um Código de Ética Eleitoral:

1) Como incentivar a participação da comunidade nas comissões eleitorais (descontar dias de trabalho para servidores, usar como critério para promoção de professores, constar como atividade de extensão para alunos etc.)

2) Decidir sobre “quarentena” para os membros das comissões (se não aceitamos servidores com cargos de confiança nas comissões, não podemos permitir que, após as eleições, membros das comissões tenham cargos de confiança por indicação, pelo menos durante um determinado período);

3) Exigir que todos os Campi façam eleição dos membros das comissões eleitorais com prazo adequado;

4) Não permitir a participação de membros não eleitos nas comissões eleitorais;

5) Ofertar condições de trabalho excelente para comissões eleitorais (sala, computadores, meios de comunicação etc.);

6) Solicitar que o Conselho Superior discuta com a comunidade a elaboração dos Códigos Eleitorais para Reitor e Diretores Gerais;

7) Exigir que o Conselho Superior, de fato, coordene e supervisione o processo eleitoral;

8) Criar mecanismo de divulgação igualitária das campanhas em todos os campi;

9) Oferecer condições de infraestrutura de internet para divulgação das campanhas;

10) Discutir o uso de redes sociais e e-mails na divulgação das campanhas.

Publicado no IFSP_Interior em 12.12.2013

Voltar