Concurso Público do IFSP: o que foi feito com os problemas apontados?

05/06/2014 14:12

Em fevereiro deste ano, após a publicação do edital, eu fiz uma série de críticas a esse concurso, como representante dos Docentes no Conselho Superior. São críticas sérias, pois envolvem problemas que comprometem toda a qualidade desse processo seletivo.

No dia 11.02.2014, um Diretor Geral de um campus, publicou na lista IFSP_interior: “Provavelmente novas falhas serão detectadas, entretanto acredito que basta indicá-las ao grupo que serão bem recebidas de modo a fazer as correções necessárias.” Porém acho que a coisa não andou como esse Diretor Geral apontava, pois eu não soube de nenhuma reformulação nesse concurso sobre os diversos problemas indicados.

Eu questionei, também, sobre quem seria o responsável pelas tomadas de decisões desse concurso. Um Professor (hoje Diretor Geral indicado) disse que “lembrava muito bem do fato de ser discutido no Colégio de Dirigentes e no Conselho Superior”. Em quatro meses que estou no Conselho Superior, não consegui encontrar um documento que comprove que ocorreram discussões sobre as tomadas de decisões desse concurso.

No Campus São Paulo, inclusive, os coordenadores de cursos, após o levantamento de vários problemas, solicitaram esclarecimentos do Reitor, mas também não surtiram efeito.

Quando eu comecei a apontar os problemas, em fevereiro de 2014, recebi a seguinte resposta de um Diretor Geral indicado: “não posso deixar de citar a fala de uma professora de outro IFE em visita ao IFSP, elogiando o grau de organização da comissão de concursos, afirmando que na visão dela, estamos muito a frente de outros IFE´s.”

Para finalizar, temos mais um inconveniente: vários servidores que naquele momento se apresentavam como responsáveis pela organização estão prestando esse concurso como candidatos.

Agora, se for verdade a fala da tal professora, imagine os outros IFE’s!

Prof. Luciano Silva

Voltar