Concurso Público do IFSP: o que mudou?

17/06/2014 11:59

No dia 13.06, sexta-feira, foi dia de aula normal no Campus São Paulo, porém estavam sendo realizadas bancas do concurso público para professor, utilizando as salas do Bloco H – Edificações.

Eu estava no Campus São Paulo e, pelo que eu pude observar, estava tudo bem calmo e organizado. Os candidatos chegavam e eram direcionados para o auditório. Depois, os candidatos eram chamados e encaminhados para a sala onde ocorriam as bancas.

Para a minha surpresa, várias pessoas que estavam trabalhando na realização do concurso eram servidores do IFSP, porém estavam com crachá da Fundep. São servidores técnico-administrativos que possuem experiência na realização de concursos e colocam a mão na massa.

Também, notei a presença de vários servidores do IFSP nas bancas (talvez a maioria das bancas fossem com servidores do IFSP – professores e TAEs).

Quando eu comecei a questionar a organização deste concurso, em fevereiro de 2014, tive como resposta dos gestores do IFSP que a terceirização apresentava duas vantagens:

1) permitir a realização do concurso de forma descentralizada pelo Estado de São Paulo;

2) a imparcialidade na realização das bancas com maioria de membros externos ao IFSP.

Com base no que eu observei, essas vantagens acabaram não ocorrendo, pois houve a concentração dessa fase no Campus São Paulo e precisou-se dos servidores do IFSP para comporem as bancas.

Eu nunca tive dúvida sobre a competência e a responsabilidade dos servidores do IFSP e, nesse momento, não seria diferente: os servidores do IFSP estavam trabalhando com dedicação para a realização de um bom concurso. O que eu questiono é a organização.

Eu ingressei no IFSP em 2006 por meio de concurso. Foi um concurso complicado, eu entrei com recursos na primeira e terceira fases (na segunda não podia!). Desde meu ingresso no IFSP, eu tenho sido crítico. Em relação ao concurso para professor, acho um absurdo não haver pontuação para atividades de pesquisa e extensão dos candidatos, além das atividades do mundo do trabalho. Todas essas atividades são descartadas nesse concurso atual.

Os servidores que estão na coordenação deste concurso são, praticamente, os mesmos que estavam na coordenação do concurso do meu ingresso (2006). Sobre esse concurso, eu, sinceramente, apostava em uma mudança do atual Reitor, porém a mudança não foi a que eu esperava.

Leia mais sobre o Concurso Público do IFSP:

- De quem é a Responsabilidade?

- O que pode ser feito?

- O que foi feito com os problemas apontados?

- Necessidade de esclarecimentos sobre o Concurso Público e o Posicionamento do Diretor Geral - SPO

Voltar

Blog

Eleição para Reitor do IFSP: após um ano, o que mudou?

28/09/2017 10:48
Pode não parecer, mas já se passou um ano da reeleição do professor Modena como o Reitor do IFSP. A votação foi em 28.9.2016. E o que mudou nesse período de um ano? A eleição de 2016 para Reitor do IFSP não teve grande participação da comunidade. Isso pode ser comprovado pelo baixo número de...

Inauguração do Ginásio do IFSP: devemos comemorar?

25/09/2017 19:22
No dia 15.9.2017, ocorreu a cerimônia de inauguração do ginásio poliesportivo do Campus São Paulo. Eu não gosto desse tipo de “cerimônia”, pois acho que faz parte de uma cultura política que deveríamos evitar e, também, avalio que o “clima” não está para festas. Mas... será que devemos comemorar a...

Encontro Nacional de Serviço Social aprova moção contra as decisões do Reitor do IFSP.

19/09/2017 11:43
Entre os dias 7 e 10 de setembro, em Brasília, ocorreu o 46º Encontro Nacional dos Conselhos Federais e Regionais de Serviço Social (Conjunto CFESS/CRESS) com o tema “Vamos, Levante e Lute”. O evento contou com a participação de mais de 350 pessoas, que, durante quatro dias, debateram a...

Ribeirão Preto: Prefeitura descarta instalação de Campus do IFSP

18/09/2017 19:02
Uma matéria da “Revista Revide” - publicada em 17.9.2017 - vale a pena ser lida de ponta a ponta para entender um pouco sobre o que ocorre no IFSP. Aqui vai um trecho: “A Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que “inexistem recursos” para a construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação,...

Concurso de professores de 2014: valor da causa é de 1 milhão de reais

12/09/2017 11:47
Após o STF ter negado seguimento ao recurso apresentado pelo IFSP, o processo referente ao concurso de professores para o IFSP de 2014 retornou à 21ª Vara Cível do Estado de São Paulo. Ontem, dia 11.9.2017, houve novo Ato Ordinatório do Juiz: "Recebo a petição de fls. 1509/1525 como...