Atividades dos Docentes do IFSP: uma questão de qualidade na Educação - um recado aos alunos da Engenharia Civil.

17/03/2015 17:31

Há muito tempo que se discutem as atividades dos docentes no IFSP. A principal discussão fica em torno da carga de trabalho do professor em sala de aula.

No começo deste semestre, um aluno do curso de Engenharia Civil, que já foi integrante do Diretório Acadêmico, expressou-me sua indignação com a Resolução nº 112. Para ele, essa resolução é a responsável pela falta de professores em algumas disciplinas.

É óbvio que esse aluno deve ter ouvido esse tipo de argumento de algum dos gestores do Campus São Paulo -  isso não é novidade, pois basta lembrar que a direção desse campus vive insinuando que terá de fechar cursos em razão da Resolução nº 112.

Em junho de 2011, o curso de Engenharia Civil do Campus São Paulo foi avaliado pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O curso obteve o conceito “3” em uma escala que varia de 1 a 5.

Para esse curso, foram avaliadas 35 categorias, que também receberam conceitos de 1 a 5. Nessa avaliação, existe uma categoria específica sobre o “número médio de disciplinas por docente”. Sabe qual foi o conceito do IFSP nessa categoria da avaliação? Um, ou seja, a pior nota!

Os avaliadores constataram que o número médio de disciplinas por professores era de 4,75 e que a carga horária média em sala de aula por professor era de 16,85.

Os avaliadores, após o levantamento desses indicadores, atribuíram a pior nota e fizeram o seguinte comentário: “são números muito altos para um ensino superior de qualidade e que impactam negativamente no desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão no IES.”

Em 2014, a comunidade do IFSP esperava uma mudança nesse panorama por meio da Resolução nº 112, mas, até agora, não houve mudança significativa e apenas houve aumento do controle das atividades dos docentes.

Muitas vezes, perdemos o foco principal da discussão sobre as atividades dos docentes do IFSP que é: a qualidade na Educação!

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