PDI: Análise sobre a Revisão do PDI

20/11/2013 11:46

De: Professor Luciano Silva (membro do Conselho Superior representante dos Docentes

Veja todos os documentos do conselheiros sobre o PDI

Um documento de grande é importância para a definição dos rumos do IFSP é o Plano de Desenvolvimento Institucional, conhecido pela sigla PDI. Atualmente este documento está sendo revisado por uma Comissão.

Por essa razão, venho apresentar as minhas impressões a respeito do andamento dos trabalhados de revisão do PDI, e solicitar posicionamento da comunidade docente do IFSP sobre este tema.

A Comissão de Elaboração do PDI

A comissão encarregada da elaboração do PDI (Comissão Central) foi nomeada por meio da Portaria 2.552, no dia 29.05.2013, ou seja, há quase 6 meses. A Comissão Central é composta por 5 representantes da reitoria e 3 representantes do Conselho Superior.

Conforme o Comunicado 01,  cada campus teria uma Comissão Local composta por: 1 servidor docente, 1 servidor técnico-administrativo e 1 discente, eleitos por seus pares; exceto o Campus São Paulo que teria uma comissão composta por 15 pessoas, conforme o Comunicado 02.

Procedimento sobre a elaboração do PDI

A reitoria elaborou uma Instrução Normativa 01/2013 - do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, em 26.08.2013. Segundo esta instrução, em uma primeira fase, a Comissão Central receberia as contribuições dos campi e faria a sistematização em uma Minuta.

Esta Minuta seria publicada até 21.10, para ser submetida a discussões nos campi e, em 29.10, oito dias após a sua publicação, teria lugar o seu debate geral em uma Audiência Pública.

De acordo com Comunicado 06, a data de publicação da Primeira Minuta foi postergada para o dia 08.11; e a Audiência, para o dia 12.11. Portanto foi considerada uma redução no prazo de discussão do documento para apenas 4 dias.

A Publicação da Minuta

A primeira versão da Minuta foi publicada somente em 11.11, em desacordo com o estabelecido na Instrução Normativa 01 e no Comunicado 06.

A Audiência Pública foi realizada em 12.11, ou seja, no dia seguinte à publicação da Minuta. A consequência, sob a alegação de escassez de tempo, foi não haver o mínimo debate nos campi antes da Audiência Pública.

A comunidade foi prejudicada quanto à possibilidade de se discutir e se preparar suficientemente para a Audiência Pública.

A primeira audiência - 11.11.2013 – Campus Guarulhos

No dia 12.11, terça-feira, dia seguinte à publicação da Minuta, ocorreu a primeira Audiência Pública sobre a elaboração do PDI do IFSP, no campus Guarulhos.

A dinâmica adotada não foi a de 'audiência', pois o que aconteceu lá serviu apenas para que os componentes da Comissão Central apresentassem suas visões/intenções - e não para 'ouvir', ou seja, não houve o que se entende formal, estrutural e institucionalmente por 'audiência'.

Participação da Comunidade na Audiência

Diante dos fatos, a participação da comunidade docente do IFSP foi muito reduzida. Havia várias pessoas no auditório, a maioria era composta por alunos.

Pela videoconferência, pouquíssimas pessoas, com apenas seis Campi conectados.  A comissão chegou a notar e fazer comentários sobre uma sala de vídeo que estava sem ninguém para acompanhar.

Sobre o Conteúdo da Minuta

O texto apresentado como Primeira Minuta do PDI é muito rudimentar. Em várias partes do texto há o destaque "falta planilha". Destaca-se a falta de partes importantes para o PDI: os objetivos da Reitoria, da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Administração.

O texto apresenta diversas incoerências, além de temas polêmicos jamais debatidos com a comunidade do IFSP, como, por exemplo, a terceirização dos concursos públicos para professores.

Impressões sobre os trabalhos sobre a Revisão do PDI

Em minha visão, o trabalho sobre o PDI está atrasado e não obedece ao indicado pela Instrução Normativa 01/2013 e em comunicados posteriores. Os trabalhos estão sendo conduzidos com baixa participação da comunidade.

Orientação sobre Posicionamento no Conselho Superior

Em razão do exposto, em especial ao que se refere aos Professores, peço que os colegas opinem sobre o que ora se encontra neste texto “Análise sobre a Revisão do PDI” para que eu possa posicionar-me no Conselheiro Superior.

 

Agradeço a atenção e aguardo posicionamento.

Forte abraço a todos

Prof. Luciano Silva

 

Voltar