PDI: 2ª Audiência Pública sobre a atual revisão do PDI do IFSP

18/02/2014 10:56

No próximo dia 26/02 (quarta-feira), será realizada a 2ª Audiência Pública sobre a atual revisão do PDI do IFSP, no Campus São Paulo.

O PDI é um documento que apresenta uma síntese dos rumos de nossa instituição para os próximos anos. Portanto é de grande importância a participação de toda a comunidade o IFSP nessa Audiência Pública, contribuindo na elaboração deste documento.

Por essa razão, solicito a todos que leiam e façam uma análise da Minuta do PDI para o aprofundamento do debate no dia 26/02.

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 (cinco) anos, é o documento que identifica a Instituição, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

A Comissão de Elaboração do PDI

A comissão encarregada da elaboração do PDI foi nomeada por meio da Portaria 2.552, no dia 29.05.2013, ou seja, há quase 9 meses. A comissão inicial era composta por 5 representantes da reitoria e 3 representantes do Conselho Superior. Conforme o Comunicado 01, cada campus teria uma Comissão Local composta por: 1 servidor docente, 1 servidor técnico-administrativo e 1 discente, eleitos por seus pares, exceto o Campus São Paulo que teria uma comissão composta por 15 pessoas, conforme o Comunicado 02.

Procedimento sobre a elaboração do PDI

A reitoria elaborou uma instrução – Instrução Normativa 01/2013 - do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional.

As versões das Minutas do PDI e as Audiências Públicas

A 1ª Versão da Minuta do PDI foi publicada em 11.11.13, sendo a Audiência realizada no dia seguinte, em 12.11, no Campus Guarulhos. Como a minuta foi disponibilizada apenas um dia antes da audiência, a participação da comunidade do IFSP, no debate do documento, foi baixa.

O texto da 1ª Versão da Minuta do PDI, em minha opinião, era bem rudimentar e apresentava uma série de pontos carentes de um aprofundamento de discussão com a comunidade, como, por exemplo, a questão da TERCEIRIZAÇÃO dos concursos públicos.

A 2ª versão da Minuta do PDI era para ser divulgada em 13.12.13, conforme Comunicado nº 6, garantindo um tempo de dois meses entre a publicação e a audiência, o que seria um tempo razoável para a leitura, análise e debate da comunidade. Porém houve um considerável atraso, e a publicação da 2ª versão foi realizada ontem, dia 17.02.14, ou seja, com dois meses de atraso!

A audiência pública foi postergada do dia 19.02 para o dia 26.02, conforme Comunicado n. 08. O atraso na elaboração do documento prejudicou o tempo para discussão, que será de apenas uma semana. Eu sei que esse tempo é curto para um aprofundamento dos temas e para um debate com os vários setores da comunidade do IFSP antes da audiência, mas é um esforço necessário, pois o PDI precisa ser discutido com urgência!

Orientação sobre Posicionamento no Conselho Superior

Em razão do exposto, em especial ao que se refere aos Professores, peço que os colegas opinem sobre  2ª Versão da Minuta do PDI  para que eu possa posicionar-me como representante no Conselho Superior.

Forte Abraço

Luciano Silva

Voltar