Existem algumas causas, de maior interesse institucional, em que o Conselheiro deve se posicionar. Neste Plano de Trabalho, apresento algumas considerações sobre estas causas.

1. Jornada de 30 Horas para os Servidores Administrativos

A jornada de 30 horas é uma luta histórica dos servidores Técnico-Administrativos do IFSP. Atualmente, está em discussão a forma de implantação desta jornada nos campi e Reitoria. Como conselheiro, proponho o diálogo a fim de entender, caso necessário, as medidas para a implantação correta desta conquista.

Leia mais sobre as 30 horas

2. Aposentadoria dos Servidores

Leia mais sobre Aposentadoria

3. Causas Estudantis

É de grande importância os professores estarem sintonizados com as demandas dos estudantes do IFSP. Nesse sentido, irei trabalhar para:
• garantir a criação do DCE – Diretório Central do Estudantes;
• oferecer melhores informações sobre os diversos programas de apoio aos estudantes;
• criar condições de haver o diálogo entre estudantes dos diversos campi do IFSP.

4. Comissão de Ética - Fortalecimento

Apesar de o IFSP contar com uma Comissão de Ética, em consonância com o Decreto nº 1.171, ainda é preciso melhorar o Código de Conduta recém aprovado e colocar algumas ações em prática. É necessário garantir boa infraestrutura de trabalho para essa comissão, além de total independência na condução de seus processos.

Leia mais

5. Ensino Médio - Reformulação

As propostas de reformulação do ensino médio em tramitação na Câmara dos Deputados (PL nº 6.840/2013) têm sido alvo de diversas reclamações. É importante a comunidade do IFSP discutir esse tema.

Leia mais sobre o Ensino Médio

6. Ensino Técnico

Leia mais sobre as o Ensino Técnico no IFSP.

7. Participação Social - Decreto nº 8.243

Leia sobre este Decreto

8. Professor Substituto

Leia mais sobre Professor Substituto

9. Redução da Evasão Escolar

Algo que é urgente no IFSP é a discussão sobre como reduzir a Evasão de nossos estudantes.  Portanto, incentivarei, apoiarei os campi a definir ações que assegurem o acesso e a permanência, o sucesso escolar e a redução das taxas de evasão, principalmente na elaboração destes documentos.

10. Sindicato ou Reitoria

Entenda um pouco sobre a simbiose do SINASEFE-SP com a Reitoria do IFSP.

11. Transparência Institucional

É de grande importância a instituição apresentar, para a sociedade, os recursos disponíveis, o plano de ações e a execução dos programas nos diversos segmentos do IFSP. Isto é transparência e é a ferramenta para se ter um ambiente de maior participação.

  • apresentar periodicamente à sociedade os recursos disponíveis, o plano de ações e a execução dos programas nos diversos segmentos do IFSP.
  • divulgar amplamente os orçamentos, gastos, pautas, atas e outros documentos.
  • contribuir com o aprimoramento das funcionalidades do portal de internet e intranet institucional.
  • focar no desempenho e na eficiência da Comunicação Social.
  • promover maior divulgação do conhecimento produzido no IFSP (pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, relatórios etc.).
  • aprimorar o programa de avaliação institucional realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), utilizando seus relatórios para melhoria do desempenho institucional.